sexta-feira, 8 de julho de 2011

Profissões do Futuro - IMPORTANTE

bem, se acreditarem nestas previsões, podem considerar estas profissões como uma decisão com maior probabilidade de emprego. Um facto é que muitas das vezes, sendo importante tirar um curso numa área de nosso interesse, o curso escolhido não possibilita uma probabilidade alta de empregabilidade.

Claro que não acho que deva ser tirado um curso/qualificação (investindo dinheiro, tempo, cabeça, nervos) em algo que não se gosta. É das piores coisas que podem acontecer é trabalhar uma vida toda em algo que se detesta, ou que pura e simplesmente não se adora. Gostar do nosso trabalho diário é meio caminho andado para o sucesso. Assim, na página do JDN encontra-se uma lista com 129 profissões (honestamente, não as contei) que dizem ser o futuro em portugal. Acredito que entre estas, exista uma para cada um. Se não vos interessar tirar cortiça podem escolher Técnico de dinamização de redes sociais ou animador sociocultural (olha tenho muitas amigas com este curso. elas estão lá!!!).

A lista tem como alvo principal o número (elevadíssimo infelizmente) de desempregados em Portugal. Mas não quer dizer que não possa dar umas luzes na direcção a tomar.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=494979

"Tirador de cortiça, preparador de sumos, técnico de dinamização de redes sociais, maquinista de comboios ou operador de call center. Estas estão entre as 129 profissões que foram definidas como estratégicas para o País, com o objectivo de promover a requalificação de desempregados.

A lista consta do relatório preliminar elaborado do grupo de trabalho criado para o efeito, composto por representantes dos parceiros sociais, do IEFP, da Agência Nacional para a Qualificação e do gabinete de planeamento do Ministério da Economia.
O grupo de trabalho concentrou-se nas profissões com potencial de expansão e que, simultaneamente, possam ser ocupadas por pessoas com o ensino secundário e pós-secundário. A escolha baseia-se em estudos que projectam uma criação líquida de 495 mil postos de trabalho, em 2020, em sectores como o turismo, a construção os transportes ou a energia."

Sem comentários:

Enviar um comentário