"Depois de já terem piorado no ano passado, as notas nos exames nacionais do 9.º ano voltaram a cair. E agora o tropeção foi ainda maior. A média na prova de Matemática desceu dos 50% para os 43%, com um em cada três alunos a chumbar na disciplina.
Os chumbos a Matemática estão a aumentar consecutivamente desde 2009, passando de 24% para 26% no ano passado e chegando agora aos 31%."
É frequente em conversas com amigos mencionar que se nota perfeitamente que as crianças de hoje em dia são bastante mais inteligentes do que há 2 décadas atrás. Não é que nós não fossemos ou não sejamos inteligentes, mas as crianças actualmente têm características notáveis.
Aprendem inglês logo desde muito novas, sabem falar e articular frases perfeitamente logo de tenra idade, são exímias nos computadores (até pode ser para jogar, não interessa).......
Neste sentido, vendo as suas capacidades só posso meter as culpas em 2 possíveis causas:
1 - vontade/dedicação dos mesmos;
2 - péssimas políticas de ensino (porque não acredito que a maioria dos professores sejam incompetentes).
Eu espero que o novo Ministro da Educação (a quem lhe reconheço boas ideias, apesar de achar que nalguns pontos também vai um pouco longe e lembra um ditador) se organize rapidamente e meta a casa na ordem. A qualificação dos jovens (e adultos) é essencial para o nosso crescimento económico.
Sem comentários:
Enviar um comentário