http://www.wook.pt/ficha/bpn-estado-a-mais-supervisao-a-menos/a/id/10916721
Comprei o livro para tentar me inteirar sobre as particularidades do caso do bpn e também porque (pelo menos) um dos autores me inspirava confiança na sua maneira de pensar e escrever.
No entanto, devo confessar que o livro me soube a pouco. Talvez porque (como eles próprios disseram) grande parte dos pormenores (ainda) são confidenciais e por isso não podem ser expostos num livro.
Apesar de que os pontos essenciais (que eles decidiram tornar BEM claro através da repetição ao longo do livro) como a falta de supervisão pelo Banco de Portugal e a existência de uma alternativa que não passava pela nacionalização, serem bastante importantes senti que ficou muito por ser dito.
Engraçado é que além da alternativa à nacionalização parecer bastante menos penosa para nós (contribuintes) na ordem de 0.6 mil milhões vs 5 mil milhões (senão me engano), o risco do contágio não está muito evidente nem comprovado para justificar o processo. No entanto alguns defendem (como aqui http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=492657) que:
"o Estado esteve mal na prevenção do "caso BPN" mas o anterior Governo esteve bem quando decidiu nacionalizar o banco no contexto explosivo em que o fez."
para não arriscar"uma corrida aos depósitos que teria, seguramente, uma factura bem maior e de consequências muito mais graves."
mas pronto até foi minimamente interessante, apesar de se repetirem BUÉEEEEEEEEEE e ficar com sensação de "fome" de conhecimento :P Não sei se o consigo com toda a honestidade recomendar. Talvez seja melhor esperar por uma versão mais completa :D
Sem comentários:
Enviar um comentário