domingo, 24 de abril de 2011

Opinião - INE revê défice de 2010 para 9,1% do PIB

Pois, sempre ouvi dizer que se pode enganar toda a gente, todo o tempo, mas não se pode enganar toda a gente, todo o tempo. O que é perfeitamente lógico. Mas o governo das duas uma:
- ou acreditava que conseguia;
- ou simplesmente esperava que ao se descobrir, a batata repousasse na mão de outro [partido].

Pois, aparentemente não. Teve azar (após toda a incompetência ou tendência para facilitar negócios a amigos). O Eurostat obrigou à revisão das contas de modo a incluír não apenas os pagamentos já feitos, mas também os compromissos futuros (as célebres PPPs).
O conceito de PPP faz-me espécie nalguns pormenores: apesar de entender o objectivo (o Estado arranja parceiros mais capazes para realizar projectos de complexidade superior, que os realizam com a garantia do Estado, em troca de compensações). O que não entendo é:
1 - como é que um governo actual, pode PENHORAR o futuro dos contribuintes e dificultar a governação futura quando ele não será actuante.
2 - como o governo tem o descaramento de favorecer DESCARADAMENTE os privados ao retirar-lhes o risco todo do investimento, garantindo compensações caso os senhores não tenham as receitas/utilização esperada.

Esta "engenharia de desorçamentação" mega-adoptada com entusiamo pelo Estado é uma das razões que levou à nossa necessidade de ajuda externa e provavelmente irá dificultar a nossa situação já e a dos nossos filhos no futuro.

Finalmente, será que não deviam ser proibidos (de realizar contratos encargos futuros) ou responsabilizados pelas consequências, ou permitida apenas esta contratualização para gerações futuras, após UMA SÉRIA E MINUCIOSA AVALIAÇÃO de custos e benefícios?


definição de PPP
http://www.dgtf.pt/parcerias-publico-privadas/as-ppp-em-7-questoes

a noticia
http://aeiou.expresso.pt/ine-reve-defice-de-2010-para-91-do-pib=f645173

Custos PPPs em Portugal
(para comparação assumam que 2mil milhões de Euros são 1% PIB)
http://aeiou.expresso.pt/parcerias-publico-privadas-vao-custar-8364596-mil-milhoes=f643535

Casos PPPs
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1754462&page=-1

1 comentário:

  1. E já agora fica aqui o comentário do Director de Informação da SIC (Acho eu)...

    http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2011/4/jose-gomes-ferreira-analisa-impacto-do-aumento-do-defice-para-9123-04-2011-222617.htm

    ResponderEliminar