Sumarizando:
- A JM continua a pagar os impostos em Portugal dos lucros do Pingo Doce em Portugal. Também paga os impostos na Polónia dos seus supermercados na Polónia.
- O que mudou foi apenas a holding. Ou seja o accionista de controlo (digamos assim) que é utilizado actualmente por várias empresas portuguesas cotadas em bolsa.
- 19 empresas (senão me engano) do PSI20 (príncipal índice bolsista português) têm empresas no estrangeiro.
- A JM quando pagar dividendos aos accionistas, vai pagar à holding e esta não vai pagar imposto sobre os dividendos porque como tem mais de 10% do Capital da empresa, (tem 56%) está isenta. Não pagava NADA em Portugal e vai continuar a não pagar.
- No entanto quando a holding pagar aos acionistas da holding (senão me engano), membros da familia Soares dos Santos, estes pagavam e vão continuar a pagar 25%. Com a diferença que antes era 25% para Portugal, e agora vai ser 10% para a Holanda, e 15% para Portugal.
- A função dos gestores é tomar a melhor decisão para a sua empresa e como consequência para os seus trabalhadores de modo a reterem o seu trabalho (bem ou mal pago isso é outra conversa).
- A preocupação não é terem mudado a sede da Holding. É provavelmente irem investir menos em Portugal.
Deixo aqui um link com videos em que se aprende muito. Se bem que os pontos base já estão em cima.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=529703
http://sicnoticias.sapo.pt/1183202
http://aeiou.expresso.pt/jeronimo-martins-ida-para-a-holanda-com-impacto-zero-nos-cofres-do-estado=f698006
http://sicnoticias.sapo.pt/1183099
Sem comentários:
Enviar um comentário