Grande Homem!!! Kudos!!!
"Em princípio não devia haver dúvidas. Um atleta com as pernas amputadas correrá mais devagar do que um atleta de 'corpo inteiro'.
De facto, até agora era assim. Mas o atleta sul-africano Oscar Pistorius está a mudar as coisas.
Aos onze meses, uma doença obrigou a amputar-lhe ambas as pernas abaixo do joelho. Ele jamais deixou que isso o limitasse. Com as suas próteses de fibra de carbono, faz o que os outros atletas fazem: trabalha sem parar e consegue resultados.
Após concorrer nos paralímpicos de Atenas em 2004, começou a participar em campeonatos para atletas sem deficiência. Quase conseguiu ir aos jogos olímpicos de 2008, mas acabou por não ser selecionado pelo comité olímpico local.
Em julho passado, atingiu a marca de 45.07 nos quatrocentos metros, o que o qualifica para as Olimpíadas de 2012 em Londres e para os campeonatos mundiais de atletismo já este mês. Entre 27 de agosto e 4 de setembro, estará em Daegu, na Coreia do Sul.
Cada vez mais faz jus à alcunha 'Blade Runner', que entretanto recebeu.
Uma vantagem metabólica?
"Como o sucesso atrai sempre contestatários, tem havido quem o queira impedir de competir, argumentando que as próteses lhe concedem uma vantagem metabólica. Como há quem afirme exatamente o oposto, e ambas as opiniões são secundadas por qualificados especialistas, é muito provável que ele vá mesmo a Londres. "
Sem comentários:
Enviar um comentário